Os anéis deslizantes da série STAR são adequados para uso em atmosferas potencialmente explosivas.
 

Os requisitos essenciais para a segurança em áreas perigosas estão estabelecidos nas Diretivas Europeias 2014/34/UE, de 26 de fevereiro de 2014. STAR é o anel deslizante à prova de explosão para suas aplicações em minas e para a construção de túneis com a presença de gases inflamáveis.

Especificação

As áreas com atmosfera potencialmente explosiva são classificadas de acordo com a norma EN60079-10, enquanto os requisitos técnicos de equipamentos elétricos em áreas classificadas são dados na norma EN 60079-14. Proteção técnica para aparelhos elétricos de acordo com EN60079-0 e EN600079-1

STAR I M2 Ex db I Mb
 

  • Tipo de sistema: grupo I - mineração
  • Categoria: Equipamentos ou sistemas de proteção M2 que garantam um alto nível de proteção; devem poder ser desenergizados na presença de gás
  • Tipo de proteção: Gabinete à prova de chamas Ex db
  • Grau de proteção: I Mb alta proteção

CARACTERÍSTICAS GERAIS

  • Modelos: STAR 0, 1, 2, 3
  • Função dos polos: potência, sinais e transmissão de dados
  • Tensão máxima: Até 24 kV para modelos específicos
  • Corrente máxima: 800 A
  • Grau de proteção: IP 65
  • RPM máximo: 100 rpm (dependendo do modelo)
  • Posição de montagem: vertical/horizontal
  • Temperatura de trabalho: - 20 °C / + 40 °C
  • Umidade: 30% a 60%
Perguntas Freqüentes

Quais são os requisitos para anéis deslizantes à prova de explosão?

Para atender ao requisito de à prova de explosão, um anel deslizante deve garantir que o gabinete seja capaz de conter qualquer explosão originada dentro de sua carcaça e evitar que faíscas de dentro de sua carcaça inflamem vapores, gases, poeira ou fibras no ar ao seu redor.

Como posso saber se o anel deslizante é adequado para a minha área de acordo com a diretiva ATEX?

A classificação das zonas perigosas é efetuada de acordo com as recomendações sugeridas pelas EN 1127-1, EN 60079-10-1 (para gases explosivos) e EN 60079-10-2 (para poeiras explosivas), que fornecem elementos para a divisão das zonas perigosas em três zonas, dependendo da frequência e do tempo de presença da substância explosiva. Para o gas-Ex temos as zonas 0, 1 e 2. A zona 0 é uma área na qual uma atmosfera explosiva sob a forma de gás, vapor ou névoa está presente permanentemente ou por longos períodos > 1000 horas/ano. A zona 1 é uma zona em que a formação de uma atmosfera explosiva constituída por uma mistura de ar e substâncias inflamáveis sob a forma de gás, vapor ou névoa é possível durante atividades normais numa quantidade compreendida entre 10 e 1000 horas/ano. A zona 2 é uma zona em que a formação de uma atmosfera explosiva constituída por uma mistura de ar e substâncias inflamáveis sob a forma de gás, vapor ou névoa não é provável durante as atividades normais e, se ocorrer, é apenas por um curto período de tempo, inferior a 10 horas/ano.

Qual o significado de Grupo I e Categoria M2 na descrição da ATEX?

O Grupo I identifica os produtos a serem utilizados nas minas, enquanto a Categoria M2 define os equipamentos ou sistemas de proteção que garantem um alto nível de proteção e que devem ser capazes de ser desenergizados na presença de gás.

O gerenciamento inovador de energia e dados começa com a Conductix-Wampfler!