Ao fornecer energia para veículos montados sobre trilhos, geralmente é necessária uma alimentação indutiva contínua ao longo de toda a via. A via primária de soluções de transferência de energia indutiva é instalada paralelamente ao trilho ou ao longo da via. O pick-up é montado no próprio veículo motorizado. Em alguns casos, reboques podem ser usados. Como acontece com todas as soluções de transferência de energia indutiva contínua, as transferências são feitas usando o modelo de cabo duplo, ou seja, com um cabo de frente e de retorno.

Sistemas eletrificados de monotrilho com soluções indutivas de transferência de energia e linhas de skillet normalmente usam um cabo elevado montado em trilho de viagem e os chamados E-pickups, que cobrem o campo magnético de 3 lados de cada cabo. Os sistemas de piso com soluções de transferência de energia indutiva formam uma trilha primária com cabos embutidos no piso ou em outras superfícies e são usados com captadores F planos.

  • Alta disponibilidade e segurança
  • Grandes tolerâncias de travessia mecânica
  • Sem contatos elétricos expostos
  • Altas velocidades de deslocamento
  • Movimento ilimitado para frente e para trás
  • Não suscetível a influências ambientais
  • Baixos custos de manutenção e operação
  • Sem desgaste de peças mecânicas
  • Sem geração de poeira do coletor
  • Fácil de instalar
  • Os suportes prendem-se ao trilho
  • Cabo duplo primário 

Para transportadores de piso, o objetivo é alcançar um piso nivelado sem obstruções para pessoas, empilhadeiras ou outros equipamentos no ambiente de fábrica, eliminar trilhos de contato perigosos e tornar as baterias dos veículos desnecessárias ou mais eficientes. Para conseguir isso, a pista primária é instalada no piso ou em outra superfície ao longo do trajeto. As soluções indutivas de transferência de energia podem ser instaladas continuamente ao longo de todo o percurso ou apenas em áreas definidas. A vantagem da transferência contínua de energia é que não há necessidade de dispositivos de armazenamento de energia nos veículos. Isso reduz o custo de manutenção e substituição de baterias, e muitas vezes menos veículos são necessários, pois geralmente nenhum está fora de linha para recarga. Veículos com sua própria fonte de energia a bordo são preferíveis quando há rotas longas e pouco utilizadas, ou quando as rotas são muito complexas ou variáveis, tornando impraticável a colocação de cabos no solo. A utilização de vias de carregamento indutivas desta forma tem o efeito benéfico de permitir o carregamento ocasional enquanto o veículo está em movimento ou parado.

  • Custos de manutenção e operação reduzidos
  • Sem desgaste de peças mecânicas
  • Sem armazenamento de energia, como baterias ou baterias pequenas em configurações híbridas
  • Sem custos recorrentes
  • Sem custos de descarte de fontes de energia
  • Alta Disponibilidade e Segurança
  • Sem contatos expostos
  • Não suscetível a influências ambientais
  • Não são necessárias faixas de orientação mecânica
  • Discreta Instalação
  • Adequado para empilhadeira e tráfego de pessoas

FAQs

Perguntas frequentes

As soluções indutivas de transferência de potência também podem ser usadas em outras aplicações que não as descritas?

Sim, a gama de aplicações para soluções de transferência de energia indutiva é praticamente ilimitada. As únicas limitações são as classificações de potência dos componentes, a compatibilidade dos materiais usados e quaisquer detalhes estruturais ou dimensões.

Que efeitos têm no corpo humano os campos produzidos por soluções indutivas de transferência de energia?

Em geral, os campos gerados por soluções indutivas de transferência de energia são muito localizados, ao contrário dos campos eletromagnéticos de sistemas celulares, que são projetados para irradiar sobre uma ampla área. Os campos são ainda mais limitados pela configuração de cabo duplo de soluções de transferência de energia indutiva. Como resultado das direções de corrente opostas entre os cabos de saída e retorno, dois campos opostos são criados. Estes combinam-se cumulativamente apenas no espaço entre os cabos e diferencialmente em outros lugares. Assim, a intensidade do campo magnético diminui com o quadrado da distância.
Em uma instalação de cabo único, a diminuição seria apenas proporcional à distância.
Os limites regulatórios variam de país para país. Para a maioria, no entanto, as recomendações da ICNIRP são a diretriz central. 

Por que prestar atenção nas áreas livres de ferro?

Qualquer condutor portador de corrente gera um campo magnético. Esta é uma condição necessária para que ocorra a transferência de potência indutiva. Infelizmente, qualquer material ferromagnético dentro deste campo irá gerar correntes parasitas. Estes causam aquecimento e perdas indesejadas devido à resistência elétrica interna do material. Estes efeitos devem ser minimizados através da manutenção de uma folga suficiente e do agrupamento dos cabos da via. Empacotamento é a prática de colocar um par de condutores encalhados o mais próximo possível em todas as alimentações e seções da via onde nenhuma transferência de energia é necessária. Para obter mais informações sobre autorizações e requisitos de instalação, consulte nossos guias de instalação específicos para a sua aplicação.

Folha de dados - Soluções em Sistema de Transmissão de Energia por Indução