Automated Guided Vehicles (AGVs) in a Warehouse

Carga de baterias sem contato em janelas de oportunidade para processos de produção e logística totalmente automatizados

10.09.2021
Carregador de baterias sem contato 3.0 da Conductix-Wampfler

Compartilhar:
Share on Twitter Share on Facebook Share on LinkedIn Share by Email

Em setembro de 2021, Conductix-Wampfler, um dos fabricantes líderes mundiais em sistemas de gerenciamento de energia e dados para equipamentos móveis, apresenta o Carregador Sem Contato 3.0, uma solução para carregar dispositivos que armazenam energia baseado em transferência de energia por indução, possibilitando a carga de baterias automaticamente e sem contato.

Veículos autônomos e sem condutor estão se tornando cada vez mais importantes na produção e logística modernas. Ao mesmo tempo, os períodos de parada destes veículos estão diminuindo, pois eles são sendo usados hoje de maneira contínua devido ao crescimento global do e-commerce e ciclos de produção mais rápidos. Por causa desta nova característica, a aplicação de carga em janelas de oportunidade implementadas nos processos operacionais oferece uma solução moderna para usar até mesmo em pequenas janelas de tempo para carga sem contato por indução, por exemplo, enquanto o veículo fica parado durante um ciclo de carga. Além disso, o uso de baterias com menor capacidade é possível e a vida útil das células é prolongada por processos de carga mais rápidos e frequentes, evitando a degradação acentuada destas células. O Carregador Sem Contato 3.0 da Conduxtix-Wampfler consiste em apenas quatro componentes compactos básicos. O sistema pode ser instalado na posição vertical ou horizontal e assim fácil de se integrar a processos de produção e de centros de distribuição.

Gerenciamento inteligente da carga da bateria, design sofisticado

A peça central do Carregador Sem Contato 3.0 é o IPS (Inductive Power Supply) estacionário, que transforma a tensão de alimentação em uma tensão alternada de frequência mais alta. Assim é gerado um campo magnético no ISP (Inductive Stationary Pad), que é montado estacionário no piso ou na parede, que interage com o IMP (Inductive Mobile Pad) sem contato, que está instalado no veículo, convertendo o campo magnético de volta em corrente. A corrente elétrica é convertida em uma tensão DC no MPU (Mobile Power Unit), módulo eletrônico integrado, que carrega a bateria. Este sistema tem inúmeras vantagens: “O IPS é equipado com um display de status e cuida do fornecimento de energia orientado pela demanda. Se a bateria for carregada de maneira intermediária em uma base regular e de acordo com a demanda, estados de carga mínimo e máximo potencialmente prejudiciais são evitados” explica Mathias Wechlin, Gerente de Produto na Conductix-Wampfler  e complementa: "O Carregador Sem Contato 3.0 oferece isenção contra desgaste mecânico e é, a esse respeito, livre de manutenção. Não há superfícies de contato expostas nas bobinas ou pads (bloco da bobina); em vez disso, eles são totalmente encapsulados, portanto protegidos contra contato e possuem enorme robustez contra influências ambientais." Eliminando-se a abrasão mecânica, os carregadores sem contato também podem ser aplicados ​​em áreas sensíveis à contaminação em geral, como áreas de produção limpa nas indústrias farmacêuticas ou alimentícias. A alta eficiência e a aplicação de componentes eletrônicos de última geração fazem do Carregador Sem Contato 3.0 uma solução moderna para a logística automatizada de amanhã.